Como criar um perfil PSF B2B?

O perfil PSF agrupa todas as informações sobre o encaixe Problema-Solução relacionadas ao seu produto/serviço. Neste perfil, são apresentadas informações como cargo do cliente, segmento de atuação e porte da empresa do cliente (Perfil de Cliente Ideal), descrição do produto/serviço, consequências negativas e visão positiva relacionada ao problema identificado, bem como benefícios do seu produto/serviço para o cliente e para a empresa. 

Para criar um perfil PSF, siga os seguintes passos:

1° passo: Acesse o Gerador de PSF em Station AI, na barra de navegação clique em “Station AI”.

2° passo: Após acessar a plataforma do Station AI, clique no ícone de “+” para criar um perfil PSF.

3° passo: Na página seguinte, leia as instruções sobre o processo de criação do perfil PSF e clique em “Vamos começar”.

4° passo: Selecione a opção "Para Empresas" para criar um perfil de PSF dedicado ao modelo B2B e, em seguida, clique em "Avançar".

O processo de criação do perfil PSF Para Empresas (B2B) é dividido em seis fases, sendo elas: Perfil do Produto, Dores, Consequência e Visão, Benefícios, Casos de Sucesso e Argumentos de Autoridade. Cada uma destas etapas estão descritas abaixo.

 

Etapa 1: Perfil do Produto

A primeira  etapa do processo de criação do Perfil PSF B2B é a etapa “Perfil do Produto”. Nesta etapa, serão solicitadas informações sobre seu negócio e para quem você vende. 

Após preencher as informações sobre seu produto/negócio clique em "Avançar" para prosseguir para a próxima etapa do processo de criação da PSF B2B.

 

Etapa 2: Dores

A segunda etapa do processo de criação do Perfil PSF B2B é a etapa “Dores”. Nesta etapa serão apresentadas 10 dores baseadas nas informações adicionadas na etapa anterior. Dentre as dores geradas pelo Station AI, serão recomendadas 3 dores que se adequam a seu produto/serviço. 

Você poderá selecionar no máximo 3 dores para prosseguir para próxima etapa do processo de criação do perfil PSF



Após selecionar as dores que deseja explorar neste perfil PSF, você poderá ordenar as dores selecionadas de acordo com a prioridade e editar as dores e atividades associadas, caso deseje.

 

Etapa 3: Consequência e Visão

A terceira etapa do processo de criação do Perfil PSF B2B é a etapa “Consequência e Visão”. Com base nas dores e atividades selecionadas, serão geradas as consequências negativas da não resolução das dores selecionadas e a visão positiva do cenário no qual estas dores são solucionadas pelo seu produto/serviço.

Para cada dor selecionada na etapa anterior serão geradas 4 consequências negativas e cada consequência negativa possui uma visão positiva associada. Nesta etapa, você será capaz de editar as consequências e visões geradas, caso deseje.

 

Etapa 4: Benefícios

A quarta etapa do processo de criação do Perfil PSF B2B é a etapa “Benefícios”. Nesta etapa serão apresentados os benefícios que seu produto/serviço proporciona para seu cliente e para a empresa do seu cliente. 

Para cada dor selecionada na etapa “Dores” serão gerados 4 benefícios para o cliente e 4 benefícios para a empresa de seu cliente proporcionada pelo seu produto. Nesta etapa, você poderá editar os benefícios gerados, caso deseje.

 

Etapa 5: Casos de Sucesso

A quinta etapa do processo de criação do Perfil PSF B2B é a “Casos de Sucesso”. Nesta etapa, você poderá informar casos de sucesso associados ao seu produto/serviço para incrementar o encaixe Problema-Solução. Os casos de sucesso representam uma narrativa na qual se destaca uma experiência positiva de um cliente ao utilizar um produto ou serviço específico.

Os casos de sucesso adicionados serão aprimorados pelo Station AI e você será capaz de editar os casos de sucesso aprimorados ou utilizar a versão adicionada originalmente. Nessa etapa também é possível correlacionar os casos de sucesso com as dores selecionadas para este perfil.

Caso seu produto/serviço não tenha casos de sucesso é possível avançar para a próxima etapa da criação do perfil PSF ignorando a etapa de adição de casos de sucesso, como descrito no artigo Se eu não tiver um caso de sucesso, consigo criar um perfil PSF?.

 

Etapa 6: Argumentos de Autoridade

A última etapa do processo de criação do Perfil PSF B2B é a “Argumentos de Autoridade”. Nesta etapa, você poderá informar argumentos de autoridade associados ao seu produto/serviço para incrementar o encaixe Problema-Solução. Os argumentos de autoridades serão utilizados para reforçar a credibilidade da sua empresa, buscando demonstrar que sua empresa é legítima, confiável e uma referência no mercado.

Assim como ocorre com os casos de sucesso, os argumentos de autoridade adicionados serão aprimorados pelo Station AI e você será capaz de editar os argumentos de autoridade aprimorados ou utilizar a versão adicionada originalmente. Nesta etapa é possível correlacionar as dores do perfil PSF com os argumentos de autoridade.

Caso seu produto/serviço não tenha argumentos de autoridade é possível avançar para conclusão da criação do perfil PSF ignorando a etapa de adição de argumentos de autoridade, assim como acontece na etapa de Casos de Sucesso, como descrito no artigo Se eu não tiver um argumento de autoridade, consigo criar um perfil PSF?.

 

Visualizando o encaixe Problema-Solução

Após realizar todas as etapas do processo de criação do perfil PSF B2B será gerado o encaixe Problema-Solução para cada uma das dores selecionadas com base em todas as informações adicionadas ao longo do processo.  O encaixe Problema-Solução descreve como sua solução resolve um problema específico do seu cliente.

Navegue entre as dores e explore as informações correlacionadas a cada uma delas, como consequências negativas, visões positivas, benefícios, casos de sucesso e argumentos de autoridade.

 

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