O perfil PSF agrupa todas as informações sobre o encaixe Problema-Solução relacionadas ao seu produto/serviço. Neste perfil, são apresentadas informações como cargo do cliente, segmento de atuação e porte da empresa do cliente (Perfil de Cliente Ideal), descrição do produto/serviço, consequências negativas e visão positiva relacionada ao problema identificado, bem como benefícios do seu produto/serviço para o cliente e para a empresa.
Para criar um perfil PSF, siga os seguintes passos:
1° passo: Acesse o Gerador de PSF em Station AI, na barra de navegação clique em “Station AI”.
2° passo: Após acessar a plataforma do Station AI, clique no ícone de “+” para criar um perfil PSF.
3° passo: Na página seguinte, leia as instruções sobre o processo de criação do perfil PSF e clique em “Vamos começar”.
O processo de criação do perfil PSF é dividido em cinco fases, sendo elas: Perfil do Produto, Dores, Consequência e Visão, Benefícios e Casos de Sucesso. Cada uma destas etapas estão descritas abaixo, juntamente com os passos necessários para a realização das mesmas.
Etapa 1: Perfil do Produto
A primeira etapa do processo de criação do Perfil PSD é a etapa “Perfil do Produto”. Nesta etapa, serão solicitadas informações sobre seu negócio e para quem você vende.
Etapa 2: Dores
A segunda etapa do processo de criação do Perfil PSF é a etapa “Dores”. Nesta etapa serão apresentadas 10 dores baseadas nas informações adicionadas na etapa anterior. Dentre as dores geradas pelo Station AI, serão recomendadas 3 dores que se adequam a seu produto/serviço.
Você poderá selecionar no máximo 3 dores para prosseguir para próxima etapa do processo de criação do perfil PSF
Após selecionar as dores que deseja explorar neste perfil PSF, você poderá ordenar as dores selecionadas de acordo com a prioridade e editar as dores e atividades associadas, caso deseje.
Etapa 3: Consequência e Visão
A terceira etapa do processo de criação do Perfil PSF é a etapa “Consequência e Visão”. Com base nas dores e atividades selecionadas, serão geradas as consequências negativas da não resolução das dores selecionadas e a visão positiva do cenário no qual estas dores são solucionadas pelo seu produto/serviço.
Para cada dor selecionada na etapa anterior serão geradas 4 consequências negativas e cada consequência negativa possui uma visão positiva associada. Nesta etapa, você será capaz de editar as consequências e visões geradas, caso deseje.
Etapa 4: Benefícios
A quarta etapa do processo de criação do Perfil PSF é a etapa “Benefícios”. Nesta etapa serão apresentados os benefícios que seu produto/serviço proporciona para seu cliente e para a empresa do seu cliente.
Para cada dor selecionada na etapa “Dores” serão gerados 4 benefícios para o cliente e 4 benefícios para a empresa de seu cliente proporcionada pelo seu produto. Nesta etapa, você poderá editar os benefícios gerados, caso deseje.
Etapa 5: Casos de Sucesso
A quinta e última etapa do processo de criação do Perfil PSF é a “Casos de Sucesso”. Nesta etapa, você poderá informar casos de sucesso associados ao seu produto/serviço para incrementar o encaixe Problema-Solução. Casos de sucesso representam uma narrativa na qual se destaca uma experiência positiva de um cliente ao utilizar um produto ou serviço específico.
Os casos de sucesso adicionados serão aprimorados pelo Station AI e você será capaz de editar os casos de sucesso aprimorados ou utilizar a versão adicionada originalmente.
Caso seu produto/serviço não tenha casos de sucesso é possível avançar para conclusão da criação do perfil PSF ignorando a etapa de adição de casos de sucesso, como descrito no artigo Se eu não tiver um caso de sucesso, consigo concluir minha Matriz PSF?.
Visualizando o encaixe Problema-Solução
Após realizar todas as etapas do processo de criação do perfil PSF será gerado o encaixe Problema-Solução para cada uma das dores selecionadas com base em todas as informações adicionadas ao longo do processo. O encaixe Problema-Solução descreve como sua solução resolve um problema específico do seu cliente.
Você poderá navegar entre as dores e visualizar todas as informações, como Consequências negativas, Visões positivas, Benefícios e Casos de sucesso, se houver.
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